domingo, 23 de maio de 2010

Textos ambientais

O PROGRESSO - R.C.

Eu queria poder afagar uma fera terrível
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
Eu queria dizer tanta coisa
Que pudesse fazer eu ficar bem comigo
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
E as baleias desaparecendo
Por falta de escrúpulos comerciais
Eu queria ser civilizado como os animais...

Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos...

Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
O comércio das armas de guerra da morte vivendo
Eu queria falar de alegria
Ao invés de tristeza mas não sou capaz
Eu queria ser civilizado como os animais...

Não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso...

----------------------------------------------

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...


(trecho do soneto O Auto-Retrato, de Mário Quintana)

----------------------------------------------


É PRECISO SABER VIVER - R.C./ E.C.

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão.
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer.
É preciso saber viver...

Toda pedra no caminho
Você pode retirar,
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar.
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher.
É preciso saber viver...

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver...

----------------------------------------------

S.O.S MEIO AMBIENTE!!

Conscientização Ambiental Sem Fronteiras Por Um Mundo Melhor

Colaboradoras: Silvana e Dandara Culetto... dos pássaros
Brasília-DF

5 comentários:

  1. S.O.S CÓDIGO FLORESTAL: O destino de nossas florestas está sendo decidido por meia dúzia de Deputados, em pleno ano eleitoral. É no Congresso Nacional que representantes do agronegócio têm movido mundos e fundos para derrubar o CÓDIGO FLORESTAL brasileiro, a lei que protege nossas matas desde 1934. A decisão sobre CÓDIGO FLORESTAL pode botar em xeque um dos nossos maiores patrimônios. Nossas florestas sob risco - O Brasil abriga a maior floresta tropical do planeta e uma biodiversidade invejável em seu território. Além do papel fundamental que tem sobre o clima, são elas que mantêm os rios vivos, o ar puro e os solos ricos. É a Amazônia, que alimenta o regime de chuvas da América Latina. Chuvas torrenciais, secas, deslizamentos e mortes. Tudo isto tem a ver com o desequilíbrio ambiental que estamos legando ao país. Qualquer investida contra nossas florestas é um tiro no pé. Mesmo assim as ameaças não cessam.

    Colaboradoras:
    Silvana e Dandara Culetto
    Encantadoras de pássaros
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. ROSA DE HIROSHIMA: Pensem nas crianças/Mudas telepáticas/Pensem nas meninas/Cegas inexatas/Pensem nas mulheres/Rotas alteradas/Pensem nas feridas/Como rosas cálidas.../Mas, oh, não se esqueçam/Da rosa da rosa/Da rosa de Hiroshima/A rosa hereditária/A rosa radioativa/Estúpida e inválida/A rosa com cirrose/A anti-rosa atômica/Sem cor sem perfume/Sem rosa sem nada...

    LEMBRAR, REFLETIR, MUDAR... NÃO ESTAMOS MUITO LONGE DE VER SITUAÇÕES ASSIM NOVAMENTE. S.O.S VIDA!! S.O.S MEIO AMBIENTE!!

    Colaboradoras:
    Silvana e Dandara Culetto
    Encantadoras de pássaros
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  3. Assistam este filme e reflitam, divulguem... S.O.S MEIO AMBIENTE!!! S.O.S VIDA!!!

    http://www.greenthefilm.com/


    Green The Film
    www.greenthefilm.com
    Her name is Green, she is alone in a world that doesn't belong to her. She is a female orang-utan, victim of deforestation and resource exploitation. This film is an emotional journey with Green's final days. ...

    Colaboradoras:
    Silvana e Dandara Culetto
    Encantadoras de pássaros
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  4. Reportagem 01-07-2010:
    As Encantadoras de Pássaros Silvana da Silva Culetto e sua filha Dandara Aiache M. Culetto alertam sobre o perigo e efeito das queimadas no meio ambiente nesta época mais seca do ano, onde a flora e a fauna são seriamente afetadas.
    Falam também sobre o trabalho realizado por elas no Hospital de Pássaros e dão dicas de como ajudar a preservar a natureza. Assista, divulgue, comente!

    http://www.painelbrasiltv.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=563:o-perigo-das-queimadas&catid=98:ecos&Itemid=555

    ResponderExcluir
  5. Convite à reflexão...

    No tempo dos quintais (Sivuca e Paulinho Tapajós): "Era uma vez um tempo de pardais/De verde nos quintais/Faz muito tempo atras /Quando ainda havia fadas/No bonde havia um anjo pra guiar/Outro pra dar lugar/Pra quem chegar sentar/De duvidar/De admirar/Havia frutos num pomar qualquer/De se tirar do pé/No tempo em que os casais/Podiam mais se namorar/Nos lampiões de gás/Sem os ladrões atrás/Tempo em que o medo se chamou jamais/Veio um marquês/De uma terra já perdida/E era uma vez se fez dono da vida/Mandou buscar cem dúzias de avenidas/Pra expulsar de vez as margaridas/Por não ter filhos/Talvez por nem gostar/Ou talvez por mania de mandar/Só sei que enquanto houver os corações/Nem mesmo mil ladrões/Podem roubar canções/E deixa estar que há de voltar/O tempo dos pardais/Do verde nos quintais/Tempo em que o medo/Se chamou jamais." Saudades de passarinho, carrinho de rolimã e manga no pé, de sentar na calçada, sem medo de se relacionar, se conhecer...

    Colaboradoras

    ResponderExcluir